Nos últimos tempos, o empreendedorismo circular vem ganhando cada vez mais espaço frente aos desafios ambientais e econômicos enfrentados globalmente.
Isso ocorre porque, enquanto o modelo econômico tradicional segue um processo linear de extração, produção e descarte, a economia circular propõe um ciclo contínuo de reutilização, renovação e reciclagem de recursos.
Antes de dar início a um novo modelo de negócio sustentável, é preciso compreender o conceito de economia circular e qual a importância dela para um futuro mais sustentável.
O que é economia circular?
A economia circular é um conceito econômico e ambiental que visa um modelo de desenvolvimento sustentável, que propõe a recuperação e reutilização de produtos e matérias-primas, ao invés do descarte imediato após o final da vida útil. Assim, o desperdício e o impacto ambiental são potencialmente reduzidos.
Um dos princípios da economia circular é o design sustentável, que consiste em revisar a criação de produtos analisando todo o seu ciclo de vida. Dessa forma, são idealizados produtos duráveis e produzidos a partir de materiais de baixo impacto ambiental, podendo ser reciclados futuramente.
Nesse formato, são projetados produtos com ciclos de vida prolongados, estendendo sua vida útil através da manutenção, reparo, recondicionamento e remanufatura. Isso reduz a necessidade de produzir novos produtos e, por consequência, a extração de recursos naturais.
Indo além, a economia circular estimula a criação de modelos de negócios sustentáveis, que atuam de forma consciente e em conjunto nos pilares econômico, social e ambiental.
Modelos de negócios sustentáveis para se inspirar
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que um modelo de negócio sustentável deve estar sempre alinhado com as práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança). Atualmente, os três pontos auxiliam não só no crescimento de uma empresa, como também mantém a reputação e regulamentação do negócio.
Confira abaixo alguns exemplos de negócios sustentáveis que você pode começar a investir ou até mesmo implementar em uma empresa já existente.
1. Design sustentável e Upcycling
Empresas que atuam com design sustentável transformam resíduos ou produtos descartados em novos bens de maior valor. Um exemplo são as marcas voltadas para a moda que utilizam tecidos reciclados ou materiais descartados para criar roupas exclusivas e de alta qualidade.
2. Pontos de recarga
Também existem soluções para quem precisa de um carro próprio. Nesse caso, as empresas disponibilizam pontos de recarga para veículos elétricos, diminuindo a emissão de gases poluentes e a dependência de combustíveis fósseis.
3. Compartilhamento de recursos
Já existem plataformas voltadas para o compartilhamento de recursos, como roupas, equipamentos e espaços, com os coworkings. Assim, várias pessoas podem utilizar o mesmo recurso, minimizando o desperdício.
4. Ciclo fechado
Esse modelo garante que os materiais utilizados nos produtos sejam recolhidos, reciclados e reintegrados na produção. Isso reduz a dependência de matérias-primas e minimiza os resíduos e danos ambientais.
A sociedade está emergindo para um mundo mais economicamente sustentável, preferindo empresas e startups de impacto que possuem o compromisso com práticas positivas em relação ao meio ambiente.
Dessa forma, atuar ativamente no desenvolvimento de negócios sustentáveis não só contribui para a preservação do nosso planeta, como fortalece a imagem positiva da empresa perante a sociedade.
Pronto para dar início hoje mesmo a um projeto de negócio sustentável?