Design Sustentável: produtos com propósito e impacto positivo

O design sustentável vai muito além de ser algo passageiro. Este conceito consiste na criação de produtos e serviços que respeitem e preservem o meio ambiente durante todo o processo produtivo. Dessa forma, a proposta é ir além de simplesmente projetar um item, como também considerar os impactos de todas as etapas de produção, desde […]

O design sustentável vai muito além de ser algo passageiro. Este conceito consiste na criação de produtos e serviços que respeitem e preservem o meio ambiente durante todo o processo produtivo.

Dessa forma, a proposta é ir além de simplesmente projetar um item, como também considerar os impactos de todas as etapas de produção, desde a matéria-prima, embalagem, transporte, descarte e, por fim, a reciclagem do produto.

Nesse texto, iremos abordar os princípios do design sustentável e abordagens que podem ser implementadas na sua marca.

Princípios do design sustentável

1. Ciclo de vida do produto

No design sustentável, é fundamental que seja considerado todo o ciclo de vida do produto, desde a produção até o descarte. Os produtos devem ser projetados para ter longa durabilidade e que possam ser reciclados no final da vida útil.

2. Eficiência energética

Esse princípio diz respeito não só à redução do consumo de energia na produção, como também à integração de fontes de energia renováveis. Um exemplo são as construções sustentáveis, que utilizam painéis solares, iluminação natural e sistemas de ventilação passiva para diminuir a dependência de fontes de energia não renováveis.

3.    Materiais recicláveis

O uso de materiais recicláveis ou biodegradáveis também auxilia na redução do impacto ambiental, entre alguns materiais que podem ser reutilizados sem deixar de ser funcionais, temos o bambu, madeira, vidro reciclado e garrafas de plástico.

4.    Redução de resíduos

Trata-se de um dos pilares da economia circular, onde a geração de resíduos é minimizada a partir da reutilização e reciclagem de materiais e produtos.

5.    Impacto social

Por último, devem ser considerados os impactos sociais da marca, como condições de trabalho justas, inclusão social e contribuição para o desenvolvimento da sociedade.

Abordagens do design sustentável

  • Design verde: utilização de materiais renováveis e de baixo impacto ambiental;
  • Design emocional: trata-se de produtos que oferecem uma conexão emocional com o consumidor, fazendo com que a pessoa utilize o bem por mais tempo;
  • Biomimética: são soluções inspiradas na natureza, através de um design inteligente que evolua o produto descartando versões anteriores que podem ter impactos negativos para o meio-ambiente;
  • Ecodesign: é considerado todo o ciclo de vida do produto, desde à matéria-prima até seu descarte;
  • Comportamento sustentável: visa influenciar o comportamento do consumidor, a fim de se tornar cada vez mais sustentável. 

E se engana quem acha que o design sustentável se limita a poucos formatos de negócios. Dentre alguns exemplos, podemos citar:

1.    Moda sustentável

A indústria da moda é amplamente conhecida pelo seu impacto ambiental, e algumas marcas estão cada dia mais preocupadas com a aplicação do design sustentável em suas peças. Assim, são utilizados materiais reciclados ou orgânicos na fabricação dos produtos. Também há a preocupação com condições de trabalho justas e éticas, além do incentivo à compra consciente.

2.    Arquitetura sustentável

Esse é um ótimo exemplo do design sustentável na prática! Atualmente, é crescente a quantidade de edifícios que são projetados pensando na maior eficiência energética e na utilização eficaz dos recursos naturais. Nesse ponto, temos a utilização de sistema de captação de água da chuva, painéis solares, telhados verdes e aproveitamento da luz e ventilação natural.

O design sustentável é uma tendência que veio para ficar. A cada passo dado rumo à sustentabilidade, temos uma sociedade cada vez mais consciente com os impactos ambientais e o futuro do planeta.

Posts recentes